Thyago Santos - Mente, Sade e Corpo em Forma

Tenha rotina

Tenha rotina

Rotina é o que é repetido no período curto.

Se estabelecemos uma rotina com horários fixos, ajudamos de forma positiva nosso organismo. Por exemplo, nos horários das refeições.

Tanto o horário para dormir e acordar como os horários para as refeições são semelhantes.

Se pularmos alguma refeição gera um mal-estar devido à ausência de tal refeição, isso acontece porque foi colocado uma programação interna fisiológica, e o sistema digestivo produz substâncias e hormônios na espera de entrada de algum alimento mesmo que não entre nenhum alimento.

Sobre o sono sentimos sonolentos e despertos nos horários que se tornaram hábitos, e isso é chamado de relógio biológico. 

Entra aí os que sofrem de ansiedade e insônia, não tem horários fixos dos afazeres diários, como as refeições, ou que não tem hora para dormir e acordar, atrapalhando o relógio biológico.

Indivíduos que dorme após as 23h, deixa de receber ajuda de um indutor interno do sono chamado melatonina, pois, é secretado por volta da meia-noite.

Dormir de forma inapropriada, por exemplo, após 24h é um dos precursores da ansiedade, como também não ter horários fixos para os afazeres do dia a dia.

Estabelecer uma rotina de horários dia após dia ajudam no controle da ansiedade, e os transtornos ansiosos podem mudar nossos padrões fisiológicos internos e causar insonia.

Se você não tem uma rotina, estabeleça uma.

Fale Conosco