Thyago Santos - Mente, Saúde e Corpo em Forma

A Mona Lisa

A Mona Lisa

Antes de descrever detalhes sobre essa obra primorosa, quero explicar que minha curiosidade por obras arte é por gostar, está inserida no meu universo. Sinto prazer de falar sobre obras de arte porque também me instiga a escrever, e para te mostrar se você não conhece obras de arte de grandes pintores, arquitetos, escultores que foram e são importantes ao impulsionarem a raça humana para frente. É uma pena que demorei muito tempo para entender a importância e os fascínios que são as obras de arte, mas ainda sou jovem, e tenho a vida toda pela frente para nadar nesse oceano maravilhoso.

Vamos lá, vou descrever A Mona Lisa.

A obra de resistência de Leonardo porque ela passou 16 anos para ser finalizada desde do quando foi encontrada em seu ateliê quando ele morreu. Tá ai a explicação do porque se tornou o apogeu, porque foi uma vida dedicada a aperfeiçoar através da arte e a natureza.

Foram conexões que deram início de uma jovem, para depois retratar as várias emoções humanas que foi imortalizada pelos mistérios na insinuação de um sorriso, e conectando também a natureza do ser humano com a natureza do universo.

Tudo que Leonardo aprendeu através da pura curiosidade é traduzida nessa imagem.

As anotações em seu caderno em questionar sobre raios de luz ao atingir os objetos, rostos humanos que foram dessecados, geometrias sólidas em conversão para novas formas, correntes de água, conexão entre à terra e os corpos dos humanos, essas análises questionadoras fizerem Leonardo perceber a sútil representação nas emoções e movimento.

De primeira não notamos os fascínios que é A Mona Lisa, mas se pararmos para observar bem, iremos notar o equilíbrio com perfeição que é essa pintura.

Não sei se você consegue observar essa pintura através do google e ampliada que quando andamos de um lado para outro o olhar da Mona lisa parece nos seguir, é sensacional quando se percebe isso e demonstra a maravilhosa qualidade que é essa pintura. O sorriso? Se você olhar diretamente para boca parece que ela não está sorrindo, mas você olhar de forma periférica, por exemplo: para as maçãs do rosto, verá que o sorriso aparece de forma sútil. Que demais isso! Faça o teste ai da sua casa com imagem ampliada, e observe bem seguindo o que descrevi.

Isso tem uma explicação diante o que li para poder enxergar e entender melhor o que é o sorriso quer passar para nós. Leonardo mostrou que através desse exemplo que nunca saberemos se estamos vendo emoções verdadeiras a partir de suas manifestações externas. Sempre haverá algo nas emoções de outras pessoas.

E aí, gostou? Que tal você conhecer o mundo das obras de arte? São fascinantes.

Fale Conosco