Thyago Santos - Mente, Saúde e Corpo em Forma

Cérebro e Depressão

Cérebro e Depressão

Como cérebro funciona é muito complexo e o conhecimento que se tem sobre o funcionamento do mesmo é escasso. As coisas que ainda não sabemos sobre nosso cérebro é enorme, mas o que parece é que o cérebro lembra a um computador. É um sistema elétrico, e cada parte do cérebro é especializada em um tipo de função diferente. Acredita-se que uma parte primitiva do seu cérebro é chamada de “sistema límbico” e através de sistema é que controlamos nossas emoções, como a alegria, tristeza, o medo ou raiva. Só que, é muito escasso o conhecimento se é realmente ou não que esse sistema límbico produz as emoções positivas e negativas.

Nosso cérebro contém os neurônios que são fios que estão inseridos dentro do circuito elétrico do cérebro. O funcionamento de um neurônio ou de vários neurônios, acredita-se, influenciar no sentimento ou sensação.

Como o neurônio atua em nosso cérebro? Cada tipo de neurônio envia mensagens uns aos outros através de mensageiros químicos chamados de neurotransmissores. Três desses transmissores atuantes no sistema límbico do cérebro são chamados de serotonina, norepinefrina e dopamina. Através desses “organismos vivos” é que pode ser que tenham atuação importante em vários distúrbios psiquiátricos. Alguns dos cientistas levantaram a hipótese que através da depressão pode haver uma falta algumas substâncias transmissoras aminiobiênicas dentro do cérebro.

Isso basta? Quem pode dizer são os cientistas se a depressão pode ou não ser a causa por falta das substâncias transmissoras aminiobiênicas, ou receptor no cérebro. Problema, ou parte dele, é que nossos sistemas cerebrais são escassos, com isso o entendimento real da depressão deixa a desejar.

Fale Conosco