Thyago Santos - Mente, Saúde e Corpo em Forma

como acontece

como acontece


Antes de explicar, queria dar seguimento a postagem anterior a essa aqui no blog em que falei sobre o pentágono excluir soldados que tem níveis altos de estresse. Lá citei o cortisol, e foi o motivo de fazer essa nova postagem para entendemos um pouco sobre o hormônio cortisol. Então vamos lá…

Níveis adequados de cortisol no organismo ajudam a enfrentar situações de estresse físico e/ou emocional. O cortisol é liberado como forma autorreguladora em pessoas saudáveis, mas, percebesse que o cortisol está desregulado quando pessoas estão em estresse elevado deixando o sistema em estado de alerta. Outras substâncias como noradrenalina e adrenalina são liberadas também.

Essas mudanças bioquímicas se iniciam através do hipotálamo, o hormônio que libera o corticotrófico(CRH). O CRH faz a hipófise ao liberar o hormônio adrenocorticotrófico (ATCH), que faz com que as suprarrenais liberem cortisol no sangue.

O hipotálamo tem a função de regular para que os níveis de cortisol no sangue estejam sempre adequados, mas não acontece essa regulagem quando as pessoas estão ansiosas ou deprimidas. Ficam em níveis mais elevados de cortisol e reduzidos a noradrenalina, serotonina, e a dopamina ou apenas um deles, ou, em geral, os três ao mesmo tempo.

 

Acho que pude ajudar e ficou entendível a função do cortisol.

Fale Conosco