Thyago Santos - Mente, Saúde e Corpo em Forma

enfrentamento

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Imagine como primeiro passo reconhecer que a ansiedade não está funcionando bem, e deixar de lado o preconceito procurando ajuda adequada.

Novos hábitos e novas ideias estão entre as formas de prevenção, ou tratamento da ansiedade em desequilíbrio. Estão abaixo:

Alimentação adequada — A alimentação tem seu lado cultural e afetivo que às vezes peca por excesso para poder amenizar as emoções ansiosas. Respeitar e tolerar os limites, isso é o mais sensato a fazer, como também ter equilíbrio.

Sono — Ansiedade e o estresse em excesso dificulta o relaxamento e consequentemente traz dificuldade em se desconectar. Os ciclos de sono são desrespeitados. O que fazer?

Incluir a higiene do sono, através de rotina, regularidade, e medidas que auxiliam positivamente na qualidade do sono. Ter pausas durante o dia e separando um dia para se autodesligar, também ajudam. 

Programas de exercícios físicos — O exercício físico realizado de forma regular e sistematizada atua no combate à ansiedade, e como funciona dentro de um cérebro ansioso? O exercício atua diretamente na autoestima, regula o sistema autônomo, libera os neurotransmissores serotonina, dopamina e adrenalina. Esses benefícios colocam a mente e o corpo em estado de recuperação da ansiedade em excesso.

Atividades prazerosas — Você já deve ter observado que a modernidade acompanha consigo a pressão para que coloquemos culpa em nossas escolhas. Nossas vivências não são apenas trabalho, não é só “trabalho depois do trabalho”. Memórias e vivências precisam está presentes para parar o tempo e tornar o estado presente diferente. O dia a dia continuará repetitivo, com alguma dor, mas se não houver limites, se não houver novos critérios, se não houver terceirização dos problemas que muitas das vezes não é nosso, a possibilidade da ansiedade retroalimentar do estresse é enorme.


Complemento — Será que paramos para refletir sobre as influências que estamos recebendo visualmente através das redes sociais? Será que estamos trabalhando nosso lado interpessoal, como atividades que relaxam, como ioga ou meditação, por exemplo? 

A cérebro humano tem vitalidade, se entusiasma e gera energia, mas a modernidade com seus muitos benefícios vêm deixando um cérebro acelerado, angustiado e com falta de energia para a demanda elevada de informações.

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