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MAL SONO E ANSIEDADE

MAL SONO E ANSIEDADE

Dormir mal sobrecarrega nosso sistema chegando a se tornar estresse, se for de forma contínua causa efeito negativo e acumulativo no nosso organismo. Afeta a liberação de diversas sustâncias importantes para o funcionamento adequado do corpo.

A ansiedade entra como uma das grandes responsáveis por dificultar o sono e também sua manutenção.

Sonhos agitados, pesadelos pioram a qualidade do sono e podem significar níveis altos de ansiedade, estresse ou medo. Muitas das vezes não conseguem relaxar pela chuva de pensamentos devido ao alto nível de ansiedade.

Agora você pergunta: O que posso fazer para melhorar meu sono?

Abaixo está uma lista de estratégias benéficas que interferem positivamente no seu sono:

Regular seu sono com horários para dormir e acordar;

Ter regularidade nos horários de atividade física e alimentação;

Acordar com luminosidade;

Usar a cama e consequentemente o quarto apenas para dormir;

Tanto o travesseiro como o colchão precisam ser adequados;

Alimentos que promovam relaxamento, como chá de camomila e erva-cidreira, suco de maracujá e evitar alimentos que estimulam até 16h, como café, chá-mate, chá-verde, chá-preto, coca-cola, guaraná, ginseng, pimenta, açúcar refinado e etc;

Alimentos de rápida digestão e evitar alimentos com difícil digestão como os gordurosos, carne, queijos, ou dormir em jejum;

Evitar levar seus problemas para cama;

Deitar apenas para dormir e evitar ficar deitado sem a intenção de dormir;

Tomar banho morno e evitar dormir sentindo que o corpo está desagradável;

Utilizar luz amarela a noite evitar luminosidade branca a noite.

Estimular leituras, músicas, aromaterapia que sejam relaxantes e evitar filmes de violência, terror, tragedia, ouvir musicas agitadas e pesadas.

São estratégias que funciona no organismo para maioria das pessoas.

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