Thyago Santos - Mente, Saúde e Corpo em Forma

SaLvator Mundi

SaLvator Mundi

É difícil de explicar porque eu me tornei um curioso por obras artes, mas vou tentar explicar

Essa obra de arte acima pintada por Leonardo da Vinci, vale mais de 400 milhões de dólares. Isso mesmo, quase 500 milhões de dólares. Louco, né? Comprada em 2017 por um comprador que não foi divulgado. Fui entender o porque uma pintura é tão valiosa e foi aí que me apaixonei por obras de arte, mas não foi pelo valor em si, dá obra, mas pelo que as obras de arte como essa representam para a humanidade.

A curiosidade que tive por essa pintura, mostrando Jesus gesticulando para ceder uma benção com a mão direita enquanto segura uma esfera sólida de cristal na esquerda é fascinante quando comecei a entender. Essa ideia de Cristo segurando uma orbe ficou popular no início dos anos 1500, e essa bolinha ficou conhecida como globus cruciger.

Essa figura se você observar bem é apaixonante, e, ao mesmo tempo, agoniante, de um olhar direto e com mistério, um sorriso que é vago, e uma abundância de cachos e contornos feitos pelo sfumatoSmufato é uma técnica para deixar suaves entre as tonalidades. Essa obra é comparada como a parte masculina da Mona Lisa(falarei em outra postagem apenas da Mona Lisa. Que obra magnifica também), observando a aura nebulosa e as linhas de borradas pelo sfumato, os lábios, geram um mistério psíquico e um sorriso que desperta dúvida que parece mudar de forma sutil a cada novo olhar que damos. Veja essa imagem ampliada pelo google imagens mesmo, olhe várias vezes e pergunte a si mesmo: será que existe mesmo insinuação de um sorriso? Olhe mais uma vez e pergunte a si mesmo: Jesus está olhando para nós ou com o olhar perdido no horizonte? Mantém a imagem ampliada e ande para um lado para outro e se questione outra vez. É demais, é muito incrível. Tenho essa imagem imprimida, emoldurei e coloquei na parede do meu quarto.

Se você conseguiu enxergar o fascínio que é essa pintura, ficará curioso também pela magia que são as obras de arte.

Leonardo da Vinci, além da sua insana curiosidade, viu arte em tudo que fez ou que tentou fazer em sua vida. Falo isso porque algumas obras dele não foram terminadas, mas ele deixou um legado para história da humanidade.

Aguardem novas postagens minhas com muita curiosidade sobre o universo de Leonardo da Vinci.

Fale Conosco