Thyago Santos - Mente, Sa˙de e Corpo em Forma

segundo cÚrebro

segundo cÚrebro

A ansiedade gosta também de se manifestar pelo lado gastrointestinal. Início na boca até o intestino. Muitas alterações podem estar interligadas também ao estresse excessivo: queimação, aftas, ardência na boca, no estômago, estufamento, dificuldade de digestão, e alterações intestinais como a constipação ou diarreia.  Acho que você já ouviu o termo gastrite nervosa, ou úlcera nervosa. 

 

 

Sobre a síndrome do intestino irritável acontecem disfunções variadas e alternantes do funcionamento intestinal com ausência de uma doença anatômica específica. Os sintomas se apresentam como fases de prisão de ventre, cólicas, dores, fases de diarreia, gases etc.

 

Quadros como esses são de forma bem frequente ligado a ansiedade e outros transtornos de humor. A ansiedade é entendida como um dos agravantes dos sintomas gastrointestinais disfuncionais. 

 

Quando acontece um descontrole intestinal é também ligado a crises agudas de nervosismo e tensão como cólicas abdominais, e queimação no estômago. 

 

O intestino e o cérebro tem ligação muito intensa, pode ter certeza disso.  Dentro o intestino temos um tecido neurológico extenso e com um funcionamento bastante complexo. Por isso chamamos do intestino de segundo cérebro desconhecido, com seus transmissores, suas sinapses e suas vulnerabilidades.

Fale Conosco